A importância da água para o nosso Planeta

Os alunos do curso de Educação e Formação de Electricidade de Instalações apresentaram uma comunicação na biblioteca escolar sobre “Como poupar água: um bem essencial para o nosso planeta”, aos alunos do 5.º ano turma A.
Ao longo da comunicação foram adiantadas sugestões sobre a temática em discussão. Ambas as turmas estiveram à altura do acontecimento e da importância da sessão.




Foi apresentado, hoje, dia 25 de novembro, um recital de música, comemorativo de Santa Cecília, sua padroeira, em que participaram meninos do 6ª ano e, uma convidada especial, a soprano Ana Paula.
O agrado foi evidente, sendo as atuações  entusiasticamente aplaudidas.






Comemorou-se no dia 24 de novembro o Dia Mundial da Ciência. Os alunos expressaram num mural aquilo que  para eles representa a ciência. Também foi visionado um filme intitulado: "Luz, trevas e o método científico", para todos os interessados nas ciências e  sua  história ao longo dos tempos.




Pedra Filosofal - Poema de António Gedeão, cantado por Pedro Barroso

Clica na imagem para ouvires a canção

Lágrima da Preta - Poema de António Gedeão, cantado por Pedro Barroso

Clica na imagem para ouvires a canção.

Comemoração do Dia Mundial da Ciência e do Dia Nacional da Cultura Científica

Os professores e alunos da disciplina de Ciências Físico-Químicas, em colaboração com a Biblioteca e com a Universidade do Minho, organizam nos dias 24 e 25 de novembro e 2 de dezembro sessões comemorativas do Dia Mundial da Ciência e do Dia Nacional da Cultura Científica.
A iniciativa destina-se a toda a comunidade educativa, está inserida no Plano Anual de Atividades da Escola e a sua programação inclui: exposições temáticas; apresentações eletrónicas e projeções de vídeos e filmes; construção coletiva em papel de cenário de um painel sob o tema “Ciência/cultura em construção”; reprodução de temas musicais com letra de Rómulo de Carvalho/António Gedeão e palestra com a participação da professora da UM, Dr.(a) Alice Maria  Esteves Dias.
Esta atividade é realizada em articulação com a biblioteca escolar.
A maior flor do mundo

Tomada de posse

No dia 11 de novembro decorreu nas instalações da BE a tomada de posse dos membros da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Palmeira.
A Direção eleita é composta pelos seguintes membros:
Presidente Ana Daniela Duarte Costa, vice-presidente Hugo Miguel Pereira Mendes, secretária Cristiana Manuela da Silva Cardoso Murça, tesoureiro Tiago Alexandre Mendes Franqueira e como vogal Carla Margarida Pereira de Carvalho.

Eleição da associação de estudantes

No passado dia 28 de outubro decorreu na BE a eleição para a ssociação de estudates do Agrupamento de Escolas de Palmeira.


Ciclo de cinema

Na passada semana no âmbito do “Ciclo de Cinema” passamos o filme “RIO”.
Foi altamente.

Clique aqui para ver o trailer
 

Na próxima 6.ª feira dia 25 vai haver outro filme.
Vamos passar o Indiana Jones - Os salteadores da arca perdida"

Vê trailer
 

"Biblioconto"


O projecto “Biblioconto” é destinado aos alunos da educação especial.
Desde o início do ano a professora Helena Castro tem desenvolvido a atividade a qual tem registado grande aderência por parte dos alunos.
Até à data o tema abordado tem sido o Outono. Hoje deu-se início a uma nova temática “O Natal”. Os alunos assistiram ao filme “A Natividade” da série Histórias da Bíblia.

Concurso "A Roda dos Alimentos"

Na semana da alimentação a Biblioteca Escolar em articulação com a Área Disciplinar de Ciências Naturais promoveu atividades com o intuito de sensibilizar os alunos para uma alimentação equilibrada.

Os alunos foram convidados a responder a um questionário eletrónico que ficou disponível num computador da BE sobre a “A roda dos alimentos”.

Participaram 124 alunos. Os vencedores foram:

Laura Marie Sarah Ventosa Silva –6F

Mafalda Isabel Nascimento Oliveira– 8A

Bruna Cristina Gonçalves Oliveira –8A

Bem hajam.
O Agrupamento de Escolas de Palmeira no âmbito do PROJECTO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE (PES)realizou um rastreio visual aos alunos com o objetivo de despistar anomalias visuais.

Dia Mundial da Alimentação

Foi assinalado na BE o "Dia Mundial da Alimentação".


Hora do conto

A professora Angelina contou uma história aos alunos.


Desafios matemáticos - novembro

A área disciplinar da matemática em articulação com a BE promove um concurso destinado a todos os alunos intitulado "Deasafios matemáticos".
Em cada mês há um problema e uma estimativa, aos quais os alunos são desafiados a encontrar a solução.

PNL 1.º ciclo

A Biblioteca Escolar de Palmeira fez a distribuição dos livros, para leitura orientada, pelas escolas do 1.º ciclo.

Cinema Rio


Cinema na biblioteca

O filme que hoje passou na biblioteca foi o "Rio" que conta a história de uma arara que troca a sua gaiola pela aventura de voar até ao Rio de Janeiro.