Concurso Concelhio de Leitura

Foram apurados para a 2.ª fase do Concurso Concelhio de Leitura “Braga a Ler+ 2015”, a realizar na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no dia 17 de março de 2015, os seguintes alunos: 

5.º ano – Sara Daniela Oliveira Dias

6.º ano – Diogo Oliveira Dias

As obras selecionadas para a participação no concurso são:

   





Os Ciganos, de Sophia de Mello Breyner Andresen
                        5.º Ano











Irmão Lobo, de Carla Maia de Almeida
               6.º Ano







A Saga de um Combatente – De Chaves a Copenhaga

No passado dia 9 de janeiro, alunos do 9.º ano, assistiram a uma sessão singular relacionada com a participação de Portugal na I Guerra Mundial, dinamizada pelo professor Gil Santos, autor do livro De Chaves a Copenhaga – A Saga de um Combatente, tendo por base o diário do seu avó.
Após a visualização de um documentário sobre o tema, o orador surpreendeu a assistência trajado a rigor, como um combatente do CEP (Corpo Expedicionário Português) para nos relatar, na primeira pessoa, a “saga” do avó Manuel Pereira dos Santos nas trincheiras lamacentas da Flandres e noutros cenários de guerra .
Gil Santos cativou a atenção e o interesse dos nossos alunos que, de forma exemplar, se associaram ao evento e entoaram o refrão do Fado do Soldado da Trincheira (de Fernando Farinha), tocado e cantado pelo autor.
De uma forma muito genuína, Gil Santos cumpriu, com o envolvimento dos nossos alunos, o que considera ser uma “missão” de cidadania e uma homenagem ao seu avó e aos milhares de homens que, na flor da idade, foram arrancados das suas famílias e das suas terras para combater e viver as agruras de uma guerra que não era sua e cuja causa desconheciam!
Sendo impossível recriar a autenticidade do momento, deixamos alguns registos que testemunham esse encontro que, certamente, ficará gravado na memória de todos os que o vivenciaram!
A Gil Santos, o nosso muito obrigado pela sua solicitude, pela sua presença, pela sua autenticidade, pela sua “missão”!
A todos quantos tornaram possível concretizar esta atividade, o nosso reconhecimento sincero!



A professora – Maria Elvira Teixeira

MAIS FOTOGRAFIAS AQUI










PARLAMENTO DOS JOVENS – EB 2,3 de Palmeira

Ensino Básico – “Combate ao insucesso escolar”
Os alunos das listas A, B e C apresentaram, numa sessão bastante animada, realizada na Biblioteca da escola, no dia 5 de janeiro, as medidas para combaterem o insucesso escolar. Houve reflexão, debate e entusiasmo.
Seguiu-se a campanha eleitoral que culminou com as eleições, que tiveram lugar durante o dia 12 de janeiro. Depois de apurados os resultados, a Lista A sagrou-se vencedora, com 132 votos, seguida da Lista C, 72 votos, e da Lista B, 71 votos.
Seguir-se-á a Sessão Escolar, em 19 de janeiro, onde se elegerão os deputados para a Sessão Distrital e elaborar-se-á o Projeto de Recomendação da escola.

RESULTADOS DA ELEIÇÃO DOS DEPUTADOS À SESSÃO ESCOLAR
DA ESCOLA E,B 2 e 3 DE PALMEIRA de 12 de janeiro de 2015

Número de eleitores inscritos: 651


Número de votantes: 278 (42,7%)


Número de votos brancos: 0


Número de votos nulos: 3


Número de votos obtidos por cada lista:

Lista A: 132 votos (48%)


Lista B: 71 votos (25,8%)


Lista C: 72 votos (26,2%)

Número de mandatos obtidos por cada lista:

Lista A: 10


Lista B: 6


Lista C: 7

A Comissão Eleitoral Escolar

Classificação final do concurso SAMD

No dia 8 de janeiro, decorreu na biblioteca escolar a final do concurso do jogo da plataforma HypatiaMAT - SAMD

Os resultados foram:


Reinterpretação de obras de arte


Os alunos das turmas C e E do 6.º ano, na disciplina de EV, realizaram trabalhos artísticos com base na reinterpretação de obras de arte através da cor.
O trabalho consistiu na pintura de telas com tintas acrílicas, no qual exploraram os conteúdos da cor abordados nas aulas.
A exposição está patente na BE durante o mês de janeiro.