Comemorações dos 500 anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões

 Hoje, 23 de janeiro, data provável do nascimento de Camões foi realizado uma atividade intitulada "Estafeta - A Ler + - Camões

A atividade contempla a leitura de um texto, onde consta uma breve biografia e alguns poemas de Camões, às turmas do 2.º e 3.º ciclo.A atividade desenvolve-se através da leitura de um aluno de uma turma, que vai ler a outra turma, o texto, e por sua vez um aluno dessa turma vai ler a outra turma e, assim, sucessivamente. Os textos foram entregues, dias antes, para os alunos prepararem a leitura.



Encontro com a autora Ana Margarida Maia


No dia 13 de janeiro, decorreu na Biblioteca Escolar de Palmeira, em articulação com a disciplina de História e Geografia de Portugal, um encontro com a autora Ana Margarida Maia que nos demonstrou como era “A vida a bordo de uma nau”.

A história descrevia a viagem da nau S. Rafael aquando da descoberta do caminho marítimo para a Índia, uma das naus capitaneada por Vasco da Gama.

A atividade teve como interlocutores os alunos 5.º ano, das turmas C e F e, face ao diálogo constante proporcionado pela autora, resultou numa experiência única de aprendizagem.

 




Criação Estética - Camões

No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, os alunos do 8º ano, na disciplina de Educação Visual, em articulação com a disciplina semestral de ComunicArte e com a Biblioteca Escolar, após uma reflexão sobre a sua biografia, foram desafiados a produzir trabalhos na vertente da área "artística".

Na exposição intitulada "Criação Estética - Camões", reproduziram o “retrato de Camões”, através da expressão gráfica/plástica e com recurso a diferentes técnicas de pintura, nomeadamente, lápis de cor e pastel seco.

O resultado final foi expressivo da qualidade dos trabalhos produzidos.

 

 
  
 



Bullying e Ciberbullying

Decorreu na Biblioteca Escolar de Palmeira uma sessão de (In)Formação e Aconselhamento sobre Bullying e Ciberbullying com o objetivo de levar os alunos a compreenderer a importância do tema na escola como uma ameaça à dignidade humana.

Neste sentido, houve uma sensibilização em realção ao respeito pelas diferenças, tendo os alunos refletido de forma crítica sobre os conflitos que envolvem práticas relacionadas com o bullying e ciberbullying.

Os alunos do 5.º ano demostraram interesse pela temática, tendo dado alguns exemplos sobre a prática dessas ações, em contexto escolar.