quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A Saga de um Combatente – De Chaves a Copenhaga

No passado dia 9 de janeiro, alunos do 9.º ano, assistiram a uma sessão singular relacionada com a participação de Portugal na I Guerra Mundial, dinamizada pelo professor Gil Santos, autor do livro De Chaves a Copenhaga – A Saga de um Combatente, tendo por base o diário do seu avó.
Após a visualização de um documentário sobre o tema, o orador surpreendeu a assistência trajado a rigor, como um combatente do CEP (Corpo Expedicionário Português) para nos relatar, na primeira pessoa, a “saga” do avó Manuel Pereira dos Santos nas trincheiras lamacentas da Flandres e noutros cenários de guerra .
Gil Santos cativou a atenção e o interesse dos nossos alunos que, de forma exemplar, se associaram ao evento e entoaram o refrão do Fado do Soldado da Trincheira (de Fernando Farinha), tocado e cantado pelo autor.
De uma forma muito genuína, Gil Santos cumpriu, com o envolvimento dos nossos alunos, o que considera ser uma “missão” de cidadania e uma homenagem ao seu avó e aos milhares de homens que, na flor da idade, foram arrancados das suas famílias e das suas terras para combater e viver as agruras de uma guerra que não era sua e cuja causa desconheciam!
Sendo impossível recriar a autenticidade do momento, deixamos alguns registos que testemunham esse encontro que, certamente, ficará gravado na memória de todos os que o vivenciaram!
A Gil Santos, o nosso muito obrigado pela sua solicitude, pela sua presença, pela sua autenticidade, pela sua “missão”!
A todos quantos tornaram possível concretizar esta atividade, o nosso reconhecimento sincero!



A professora – Maria Elvira Teixeira

MAIS FOTOGRAFIAS AQUI





Sem comentários:

Enviar um comentário