A grande festa da leitura

 


Abril é um mês em que há fortes motivos para se celebrar a leitura:
  • no dia 2 temos o Dia Internacional do Livro Infantil;
  • no dia 23, O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, dia em que se assinala a morte de William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Veja…
No entanto, em Portugal, desde 2007, ano em que o Plano Nacional de Leitura criou a “Semana da Leitura”, a grande festa acontece em março. Um pouco mais cedo, um pouco mais tarde, de acordo com os calendários das comunidades, a certeza é que, com maior ou menor aproximação entre todos, a Semana da Leitura acontece.
Cientes do papel incontornável que lhes cabe na promoção desta competência essencial ao conhecimento e à cidadania, as bibliotecas adotaram como sua esta iniciativa, desde a primeira hora.
Nas escolas, as bibliotecas escolares são os grandes motores desta semana que, em muitas situações, por insuficiência de datas para todos os festejos, já se transformou em mês da leitura: gincanas, marchas, maratonas, feiras do livro, visitas de autores, leituras por convidados, reflexões e mais, muito mais. Múltiplas são as propostas que a criatividade dos professores bibliotecários permite concretizar.
Nas redes concelhias de bibliotecas, esta festa é muitas vezes o ponto alto das atividades comuns às bibliotecas públicas e escolares ao longo do ano. Todos se unem, cumprindo cada qual seu papel, cada qual uma peça imprescindível numa cadeia bem montada.

Vamos à festa !