III Torneio de Xadrez

 Irá decorrer na biblioteca escolar de Palmeira, no próximo dia 10 de dezembro, pelas 15:30 h, o III torneio de xadrez. Participa!


HGP

Os alunos vêm regularmente à biblioteca escolar responder a um questionário sobre os conteúdos de História e Geografia de Portugal (HGP). Desta vez, o questionário incidia sobre:

 A ação do Marquês de Pombal, a Revolução Francesa e as invasões napoleónicas.



Atividade de leitura

Os alunos realizaram uma atividade de leitura, com o objetivo de promover o hábito literário e estimular o gosto pelos livros. A ação, organizada pela biblioteca escolar em articulação com os professores de português e inglês.

Os professores destacaram importância dessas ações para o desenvolvimento intelectual dos jovens afirmando que a leitura amplia o horizonte dos estudantes e é fundamental para a formação de cidadãos críticos e criativos. Também mencionaram que o projeto “Leitura Orientada” visa não só aumentar o interesse pela leitura, mas também criação de hábitos de leitura.

 

Eleições para a Associação de Estudantes

Decorreu no dia 26 de novembro, na Biblioteca Escolar de Palmeira, as eleições para a Associação de Estudantes. 

Os alunos elegeram a Lista C, liderada pela estudante Sofia Cunha Ferreira. A eleição foi marcada por um alto índice de participação e entusiasmo, refletindo o engajamento da comunidade acadêmica nas decisões que impactam diretamente a vida estudantil.



Tabagismo

Decorreu na Biblioteca Escolar uma palestra sobre o "Tabagismo" para o 7.º ano A. Foram abordados os malefícios do consumo de tabaco. Os alunos estiveram atentos e questionaram os palestrantes sobre as doenças causadas pelo tabaco.



Desperdício alimentar

O alunos do 6.º ano tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada por duas especialistas da Câmara Municipal de Braga, sobre o desperdício alimentar.
O desperdício alimentar refere-se a todos os alimentos destinados ao consumo humano que são desperdiçados ao longo da cadeia de abastecimento de alimentos.Mais de um terço da comida produzida anualmente a nível mundial para consumo humano é perdida ou desperdiçada, aproximadamente 2.5 mil milhões de toneladas.
Em todas as fases do ciclo de vida dos alimentos (colheita, produção, distribuição e consumidor final), são rejeitadas enormes quantidades de alimentos.
O aumento da população mundial exige um aumento da produção de alimentos, sendo necessário assegurar a correta gestão dos recursos existentes.
O problema do desperdício alimentar pode parecer avassalador, mas pequenas alterações no consumo em casa podem ter um grande impacto.
O contributo individual pode fazer uma grande diferença na luta contra a fome e em favor da preservação do ambiente. E tudo começa por estar consciente do problema e procurar mudar alguns hábitos diários.

Dicas para combater o desperdício alimentar:
  • Planear as compras;
  • Não descartar os alimentos com formas diferentes;
  • Aprender a interpretar os rótulos;
  • Armazenar os alimentos corretamente;
  • Reinventar e Reutilizar;
  • Usar a tecnologia.

 



Dia da Multiculturalidade - 18 de novembro

Projeto de Educação para a Cidadania do 6.º ano em articulação com a biblioteca escolar.

Alunos do 6.º ano apresentaram e entrevistaram alguns alunos oriundos de países estrangeiros, com hábitos, costumes, tradições e língua diferentes da portuguesa. Alguns alunos foram entrevistados em inglês, por pertencerem a uma turma CLIL (Content and Language Integrated Lesrning).

Clica na imagem para acederes ao vídeo



Xadrez

 O xadrez na biblioteca escolar é uma atividade que promove o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico entre os alunos. Além de ser um jogo que estimula a concentração e a paciência, o xadrez também fomenta a socialização, permitindo que os estudantes interajam e aprendam uns com os outros.

Ao oferecer um espaço dedicado ao xadrez, a biblioteca transforma-se num ambiente onde o conhecimento vai além dos livros, criando uma cultura de pensamento crítico e respeito. Com torneios e sessões de prática, a biblioteca pode tornar-se um ponto de encontro para jovens entusiastas, incentivando o trabalho colaborativo e a amizade.