A Biblioteca Escolar de Palmeira dinamizou um
conjunto de atividades ligadas à leitura e ao livro que pretenderam não só
relembrar a importância dos livros e das Bibliotecas, mas também despertar nos
alunos o espírito crítico e o respeito pela multiplicidade de histórias e de
formas de literatura que nos rodeiam.
Nesse sentido, durante a semana de 22 a 26 de
fevereiro, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
- 5 dias a ALer+ 5 minutos - em cada dia da semana, o professor da primeira aula da turma, lê um texto relativo a lendas tradicionais de diferentes regiões de Portugal;
- Leitura do Manifesto Anti-Leitura – 3.º ciclo - visualização do vídeo “Manifesto Anti-leitura” de José Fanha (adaptado) e comentário crítico escrito, por parte dos alunos, sobre os livros, a leitura e as bibliotecas;
- Ler + nos tabletes - 2.º ciclo - leitura do conto “Meninos de todas as cores” de Luísa Ducla Soares e a realização de um jogo interativo com a utilização dos tablets e o programa interativo Kahoot;
- Estafeta da Leitura - um aluno de cada turma, previamente selecionado, leu um texto a outra turma;
- Mural dos Elos de Leitura – seleção dos comentários mais significativos, por turma, da opinião dos alunos sobre os livros, a leitura e as bibliotecas e sua exposição num expositor na biblioteca escolar.
A leitura do Manifesto Anti-Leitura, de José Fanha
foi a atividade que mais impacto teve nos alunos pela sua pregnância,
irreverência, crítica, provocação, …
“Abaixo
a leitura, PIM!
Abaixo
os leitores, PUM
O
leitor é um doente!
O
leitor é um viciado!
O
leitor esquece-se de tudo o resto só para ler!
Cuidado
com eles!
Porque
o pior de tudo é a leitura pega-se!
Cuidado
com os leitores!
Afastai-os
de vós!
Há
que ter coragem e dizer bem alto:
A LEITURA PREJUDICA
GRAVEMENTE A IGNORÂNCIA!
ABAIXO
AS BIBIOTECAS! ABAIXO OS LIVROS! MORRA A LEITURA! DE UMA VEZ POR TODAS! MORRA!
PIM! PAN! PUM!” (Adaptação do Manifesto Anti-leitura de José Fanha)
MAS, …
“Uma
geração que lê é uma geração que pensa
Uma
geração que lê é uma geração que duvida
Uma
geração que lê é uma geração que questiona
Uma
geração que lê é uma geração que critica
Uma
geração que pensa e duvida e questiona e critica não engole qualquer patranha
que lhe queiram enfiar!
Não
obedece!
Não
se baixa!
Não se cala!“ (Adaptação do Manifesto Anti-leitura de José Fanha)
CONTUDO, há quem…
Não se cala!“ (Adaptação do Manifesto Anti-leitura de José Fanha)
CONTUDO, há quem…
PENSE,
DUVIDE,
QUESTIONE,
CRITIQUE,
E ESCREVA:
Os livros são essenciais para vivermos. Os livros são
como se fossem água que nós bebemos.
A leitura é como um sonho, entramos na história e
não conseguimos parar de ler. As bibliotecas são caixinhas cheias de surpresas,
cheias de livros engraçados,… (Gabriela Fernandes, 7.º B)
Os livros são como filmes em papel, em que podemos
viajar, imaginar… como queremos. A leitura é uma forma de aprendermos palavras
novas e cultura geral. A biblioteca é um lugar de encanto, onde podemos ler
qualquer livro e requisitá-los para levar para casa.
(Pedro Carvalho, 8.º C)
Os livros são assassinos... cada palavra lá escrita
enche o nosso cérebro de conhecimento. O livro é um vírus mortífero que ataca
fortemente a ignorância das pessoas. Os doentes infetados por este vírus
costumam ser chamados de leitores e apresentam sintomas como: viajar, sonhar,
refletir. A associação anti-leitura pede aos cidadãos que evitem as bibliotecas
por estarem repletas de pessoas infetadas. Caso encontrem pessoas com aqueles
sintomas rementem-nas para o hospital mais próximo. (Beatriz Silva, 9.º C)