Projeto de turma - Acessórios de moda – Reciclagem

Educação Tecnológica 6.ºE/6.ºD - 2018/2019


As turmas, sob orientação do professor, concordaram em participar nas atividades de construção de objetos individuais, recuperando e reutilizando materiais na execução de maquetas em tamanho real. O design não pode ser o laboratório de ensaios para a criação de mais objetos. Cada vez mais, sem ter em conta fatores muito importantes dos dias de hoje, como a desertificação, a extinção e o aumento de produtos não apropriados, se consegue dar sentido e valor ao “desperdício”.

Assim, e no âmbito das necessidades atuais, decidiu-se planificar e organizar para poder transformar com intenção e atitude do material inerte, em produtos com valorização estética e ecológica. Na recolha dos materiais, estes devem ser exclusivamente usados, desperdiçados ou gastos e propor a sua transformação na construção de objetos, ilusoriamente consistentes na sua apreciação.

Recolheram-se vários materiais de matéria seca: cartões, tecidos, peles e aplicações, estudaram-se as diferentes formas, para executar os moldes dos diferentes projetos. Envolvendo os alunos num processo de reconhecimento de fabricação/desperdício, produção/excedentes, recorrendo a outros saberes, outras dimensões no processo industrial.

É possível criar, para melhorar.

Um bom objeto deve ter o poder de ser interpretado através de códigos neles inseridos, exaltando conteúdos humanos de entre o produto final que representa.