“Ler + Sophia em Família”


   “Ler + Sophia em Família” é um projeto da Biblioteca Escolar de Palmeira que tem como foco a exploração das obras de Sophia de Mello Breyner e envolve os professores de Português, História,     Oficina Criativa e Educação Visual e as famílias. 
   A partir da análise de uma obra da Sophia em contexto de sala de aula, o professor de Português prepara uma apresentação pública do trabalho desenvolvido através da dramatização da obra. A apresentação pública materializa-se num “Sarau cultural” com o envolvimento dos encarregados de educação. Estes são ainda envolvidos na atividade “Ler em Família” que se caracteriza pela leitura conjunta, entre eles e o seu educando, em contexto de sala de aula. Acresce a criação de um espaço na Biblioteca Escolar equipado com tablets com acesso a um site intitulado “5 minutos a Ler + Sophia” com a finalidade dos alunos lerem excertos da obra e responderem a um pequeno questionário que será objeto de avaliação e atribuição de prémios. 
   As atividades "Painéis cerâmicos" e “Kamishibai” são desenvolvidas nas disciplinas de Educação Visual e Oficinas Criativas e têm como objetivo fomentar a utilização de técnicas diferenciadas a par de permitir a projeção da visibilidade do trabalho realizado na escola, através de exposições dos painéis e do conto das obras de Sophia através do Kamishibai. A visibilidade do projeto à totalidade da comunidade educativa é feita através da construção de um “Mural de Sophia”, gizado na disciplina de Educação Visual e concretizado pelos alunos afetos ao projeto.


Na nossa biblioteca os alunos já começaram a aceitar o desafio...